CNH e documentos de veículos ficaram prontos, mas não foram entregues porque atendimento presencial está suspenso.

Motoristas relatam preocupação com multas.

Detran de Campinas tem seis mil documentos parados por conta da suspensão dos serviços O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) acumula 5,8 mil documentos de Campinas (SP) parados nas unidades por conta da suspensão do serviço presencial durante a pandemia do novo coronavírus.

Enquanto o funcionamento não é normalizado, motoristas se queixam que a falta de CNH, licenciamento e emplacamento os impossibilita de circular sem o risco de multa. De acordo com o Detran, desses 5,8 mil documentos retidos, 4 mil foram emitidos via despachantes da cidade de Campinas e outros 1,5 mil foram solicitados por pessoas físicas do município. Entre o material, há Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e documentos de veículos licenciados, que foram solicitados antes do fechamento das unidades, ficaram prontos, mas não chegaram aos seus proprietários porque o trabalho foi suspenso antes da entrega. Sem licenciamento É o caso da jornalista Vera Longuini, que pagou o licenciamento vencido em junho, mas continua dirigindo sem o documento.

Ela conta que tentou fazer a requisição do documento online, mas a plataforma não consegue localizar o veículo. "Se eles me pararem na rua, eu não sei o que fazer.

Vai ter que ter a bondade da Polícia Militar de aceitar o comprovante de pagamento já que o Detran não está fazendo a parte dele", disse. Sem placa O funcionário público Cláudio Rodrigues Junior mora em Sumaré e enfrenta dificuldade para conseguir emplacar o carro que teve a placa furtada.

Ele conta que o fato ocorreu antes da pandemia e, enquanto ele reunia a documentação, o Detran foi fechado. "Quando eu fiquei com os documentos prontos, entrou a pandemia aí eu não conseguia mais dar entrada [no emplacamento] porque só pode fazer presencialmente", contou.

Ele disse, ainda, que consultou o órgão sobre a autorização para circular e foi informado que poderia ser multado e teria que entrar com recurso para tentar retirar a autuação.

Veículo de morador de Sumaré está sem placa pela falta de atendimento do Detran durante a pandemia Reprodução / EPTV O que diz o Detran O Detran informou que ampliou os serviços online para compensar o fechamento das unidades.

O órgão informou, ainda, que deve iniciar esta semana um sistema de drive-thru para entregar os documentos que estão prontos e retidos nas unidades.