Segundo a prefeitura, a vítima, uma mulher de 88 anos, morreu na própria clínica sem passar pela rede municipal de saúde.

Casa de repouso em Valinhos (SP) registra 18 casos positivos de Covid-19 CDC no Unsplash/ Divulgação A Prefeitura de Valinhos (SP) confirmou nesta quarta-feira (1) que uma casa de repouso para idosos registrou 18 casos positivos de coronavírus no município.

O local fica no bairro Jardim América 2. De acordo com a administração municipal, a casa foi criada na cidade em 2008, está autorizada a funcionar e possui atualmente 29 pacientes.

Desses, 14 idosos testaram positivo, além de quatro funcionários.

Outros três internos aguardam os resultados de exames de laboratório. Uma dessas idosas, de 88 anos, morreu na própria clínica sem passar pela Rede Municipal de Saúde do município.Os demais pacientes que testaram positivo permanecem isolados em uma área separada dos demais internos e são monitorados pela Secretaria da Saúde.

Os quatro funcionários afastados também estão sendo acompanhados. Ainda conforme a prefeitura, visitas foram suspensas e procedimentos de higiene no local foram ampliadas.

Uma vistoria técnica foi promovida e, segundo a administração, o estabelecimento cumpriu as recomendações necessárias para continuar em funcionamento. Protocolo De acordo com o município, todas as clínicas receberam entre maio e abril um protocolo que obriga as casas de idosos à notificar a Secretaria de Saúde imediatamente assim que houver qualquer sintoma de gripe em pacientes ou funcionários. A administração afirma que a clínica não respeitou a recomendação e que o primeiro contato só foi feito após a morte da idosa, na semana passada. "O primeiro contato da direção só foi feito quando houve a morte da idosa, semana passada.

Ela morreu na própria clínica, sem passar pela rede municipal de saúde.

A Secretaria da Saúde apura o caso e as circunstâncias do óbito", relata a prefeitura, em nota. Veja mais notícias da região no G1 Campinas Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus Arte/G1