Profissionais de Campinas encontraram nos ensaios fotográficos à distância uma maneira para eternizar, de forma sensível, os cuidados familiares.

Covid-19: fotógrafas de Campinas usam janelas para registrar rotina familiar na pandemia Duas fotógrafas de Campinas (SP) encontraram em vidros de janelas uma forma de registrar, com sensibilidade e leveza, a rotina familiar durante o isolamento social para conter o novo coronavírus.

Por meio de ensaios fotográficos à distância, as duas profissionais mostraram a intimidade dos momentos de quarentena com o objetivo de eternizar o lado bom da mudança provocada pela pandemia.

Roberta Urbano e Roberta Raule não compartilham apenas o nome.

Elas também lideram o projeto, que busca por meio do objeto comum entre as casas - os vidros das janelas - revelar os cuidados, a rotina e as particularidades que cada família produz através da sensibilidade artística. "O vidro é um elemento legal, porque tem reflexo, além de ser seguro e de ser uma barreira físico.

E também tem muito charme.", comenta Roberta Urbano. Fotógrafas de Campinas (SP) registram a rotina de famílias por meio dos vidros e janelas de suas casas Reprodução/EPTV As profissionais já eram especializadas em registrar famílias.

No entanto, o trabalho das duas teve de ser adaptado diante da pandemia de Covid-19, por conta da quarentena impossibilitar o contato entre as fotógrafas e as famílias.

Até o momento, elas já fizeram ensaios com 10 famílias. Leveza e arte Sem poses e sem pressa, as fotografias não se importam com a bagunça das casas.

O olhar de "alguém de fora" possibilita que os próprios familiares que atravessam a quarentena vejam a situação de uma forma mais leve e menos estressante. Roberto Sigilo aceitou o desafio de ser fotografado junto à família neste período e afirmou que as imagens lhe trouxeram uma nova visão sobre o isolamento. "Isso começou muito estressante, através das fotos a gente viu que conseguimos encontrar tempo, podemos tirar boas lições, boas risadas e a fotografia trouxe essa sensação que pode ser legal a quarentena sim", relata Roberto. Roberto Sigilo e sua família foram registrados durante a pandemia por meio de ensaio à distância Reprodução/EPTV Para a pedagoga Vanessa Karniol, as fotos trouxeram a certeza do cuidado que ela tem com a família mesmo com as complicações impostas pelo coronavírus. "Olhar pra essas fotos trouxe mais leveza para o dia a dia.

Quando recebi as fotos, deu a sensação de paz.

Aqui no meu mundinho as coisas estão bem, estou fazendo minha parte." conta. Vanessa Karniol cuidando de sua família em meio a quarentena Reprodução/EPTV As profissionais esperam que as imagens possam ser revisitadas pelas famílias daqui alguns anos e ganhem um valor histórico para relembrar o período difícil vivido em todo o mundo. "Tudo tem o lado bom e ruim.

As vezes a gente só se apega ao cansaço, quisemos trazer isso pra que as famílias se lembrem do melhor da pandemia", conta Roberta Urbano. Ensaios à distância registram o cuidado familiar em meio ao isolamento social Reprodução/EPTV Veja mais notícias da região no G1 Campinas